quinta-feira, 10 de maio de 2018

Sabará e a literatura: cinco projetos para a cidade


Marcos Vinícius Teixeira

Museu do Ouro - Sabará-MG


De 7 a 9 de maio de 2018 ocorreu em Sabará, Minas Gerais, o 3º Ciclo de estudos sobre o escritor Aníbal Machado – 16ª Semana Nacional de Museus, organizado pelo Museu do Ouro e com apoio do Ibram e do MinC. Fui convidado pela coordenadora do evento, Isabella Carvalho de Menezes, para palestrar e participar dos três dias do evento, que foi um momento importante não só para refletir sobre a obra do escritor sabarense como para repensar a relação que o seu universo literário e artístico possui com a cidade de Sabará onde nasceu. Toda a equipe do Museu do Ouro foi importante para a realização do evento, dentre os quais é preciso registrar a participação do diretor Ricardo Alfredo de Carvalho Rosa e da museóloga Andréia Figueredo.
Existe em Sabará um Clube de Leitura chamado Iniciados de Aníbal, que vem, desde 2016, realizando encontros para conversar sobre obras literárias, em especial as do escritor Aníbal Machado. Durante o terceiro ciclo, participei de um de seus encontros, quando conversamos sobre o conto “A morte da porta-estandarte” e sobre a obra como um todo do escritor sabarense. Posso afirmar que há um grupo de pessoas na cidade de Aníbal interessado em sua obra e disposto a manter vivos o seu universo literário e a sua memória. Dentre os iniciados, estão pessoas de grande erudição como a Profa. Monica Maria Granja Silva e o Prof. José Arcanjo Do Couto Bouzas.
Durante uma palestra, conversamos sobre como a cidade histórica de Sabará e o escritor Aníbal Machado estão ligados. Apesar de o casarão onde o escritor nasceu ter deixado de existir, este sobrevive em sua obra, em especial no romance João Ternura e nas diversas anotações que fez. Não é só o casarão, mas toda a chácara do Fogo Apagou. O Rio das Velhas percorre boa parte de sua obra, aparecendo, por exemplo, no belíssimo conto “Viagem aos seios de Duília”. Sabará aparece como a cidade colonial, pontilhada de igrejas. O som do sino percorre a região levado pelo vento.


Palestra sobre a importância de Aníbal Machado na Literatura Brasileira
07/05/2018 - Sabará-MG

Sabará são duas: a cidade real, interessantíssima, que o turista descobre caminhando por suas ladeiras e a cidade imaginária, ligada ao inconsciente coletivo, presente simbolicamente na obra de escritores como Aníbal Machado, Paulo Machado e Lúcia Machado de Almeida. Trata-se de uma importante família de escritores nascida em Sabará que contribuiu para a constituição desta cidade letrada. É preciso, porém, ajustar as duas lentes e aproximar mais a cidade literária da cidade real. Sabará, além da cidade histórica, é também o lugar onde o personagem João Ternura se aventura e começa a descobrir o mundo. O Rio das Velhas, além de maior afluente do São Francisco, é também o rio do personagem José Maria e do próprio Aníbal Machado. Vários projetos podem ser realizados, nesse sentido, em Sabará.
Em um momento especial do encontro, realizamos uma pequena expedição por pontos importantes da cidade, com paradas, explicações e rememorações sobre os lugares significativos para a obra de Aníbal Machado, de sua família e para a memória da comunidade. Estivemos no local onde passava os trilhos e onde existiu a antiga estação de trem da EFCB. Lá ainda existe a parte do prédio onde funcionou a oficina da estação, que bem poderia abrigar um memorial para a família do escritor. Há também todo um espaço disponível que poderia abrigar um monumento do escritor Aníbal Machado com uma vista especial da cidade de Sabará. Tratam-se aqui de impressões e sugestões minhas. Os sabarenses saberão escolher os melhores lugares, se as ideias se concretizarem um dia. Por todo o percurso conversamos com pessoas da comunidade e ouvimos relatos importantes sobre a cidade e sobre seus habitantes que valem um documentário.
Com o auxílio de dona Edna Lúcia Chagas e de dona Neuza Chagas, estivemos no local onde existiu o casarão do Coronel Virgílio Machado. O relato das duas moradoras é muito importante e merece também compor um documentário sobre a região. Elas viveram na casa onde Aníbal Machado passou a infância e possuem lembranças saborosas da casa e da região. Com elas descobrimos que a Chácara Fogo Apagou possuía um tamanho maior do que imagináramos. Segundo elas, a chácara começava no encontro das ruas Mário Machado com a Rua de Fundo, onde havia originalmente uma porteira. Seguindo pela rua de baixo, vamos encontrar o local onde existiu o casarão do Coronel Virgílio na região formada pelas ruas Mário Machado, José Barnabé das Chagas e José Ribeiro do Carmo. Lá existe hoje outra construção, onde funciona uma empresa, que substituiu o antigo casarão. Avistando esta construção da parte de baixo, na esquina, vemos pilares de concreto que sustentam um telhado de zinco. Ali, na linha desses pilares, segundo as moradoras, começava o casarão, mas sua posição era virada para a cidade e de uma das janelas se avistava facilmente a igreja São Francisco de Assis e de lá lhes chegavam os sons dos sinos tal qual ocorrera com o escritor Aníbal Machado há mais de um século. Seguindo à esquerda, pela rua José Ribeiro do Carmo, vamos encontrar o local onde terminava, segundo elas, a chácara, localizado no encontro desta rua com a Paracatu ou a pequena praça triangular que há ali. Nosso percurso terminou na Capela de Sant’Ana, bonita construção com paredes inacabadas que merece estar no trajeto de todos os turistas.

Chácara do fogo apagou – Pintura de Francisco Rocha, datada 1927. Pertenceu a Maria Luíza Machado Gontijo, filha do escritor. Acervo de Escritores Mineiros – UFMG.

Houve ainda oportunidade para conversar com a equipe do Museu do Ouro acerca de diversas questões envolvendo a relação entre a comunidade e o museu, a cidade como um museu vivo, marcado por monumentos, mas também por ausências, que são importantes para a identidade do sabarense. As várias possibilidades e realizações materiais e não materiais, dentre inúmeras outras questões relacionadas à significação da região para a comunidade. O ciclo como um todo pareceu servir antes de tudo para instigar em nós e na comunidade as inúmeras possibilidades que a cidade, que é detentora de potencial incalculável, oferece.
Instigado pelas pessoas com quem convivi e conversei durante os dias do evento, resolvi compartilhar algumas ideias que podem ser transformadas em projetos para a cidade.


Projeto 01: Itinerário do inacabado
A cidade de Sabará é rica em construções inacabadas e ruínas. A igreja Nossa Senhora do Rosário, as ruínas do Solar Melo Viana, que atendendo a uma pesquisa do Prof. José Bouzas poderá ter o nome alterado, a ponte da estrada de ferro, a Capela de Sant’ana, que possui paredes inacabadas em seu interior, dentre vários outros monumentos que podem ser acrescentados. Vale observar que o inacabado e as ruínas são um tema caro à obra do escritor Aníbal Machado. Tratei do assunto na minha tese Aníbal Machado: um escritor em preparativos. O título poderia ainda ser outro: Rota do inacabado, Roteiro do inacabado... O tema, que é importante em áreas como Literatura, Arquitetura, Museologia, Sociologia, Artes Plásticas, poderia instigar também a organização de um evento com palestras.


Projeto 02: Semana Aníbal Machado
Tal como se deu no 3º Ciclo de estudos sobre o escritor Aníbal Machado, a cidade de Sabará pode ter a sua Semana Aníbal Machado, a ocorrer anualmente. Algo semelhante ocorre na cidade de Cordisburgo com a Semana Rosiana. O evento em Sabará poderia contemplar a família de escritores. Com isso, além do autor de João Ternura, o evento seria uma oportunidade para conversar sobre a obra de Lúcia Machado de Almeida, de Paulo Machado e de outros autores. Observe-se nesse sentido que a literatura infantojuvenil teria lugar importante no evento, que ainda poderia contar com obras de autores nascidos em outras cidades, mas pertencentes à família, como Maria Clara Machado e Ângelo Machado. O Itinerário do Inacabado poderia ocorrer como parte da Semana Aníbal Machado.


Projeto 03: Memorial Coronel Virgílio Machado
A cidade de Sabará poderia ser presenteada com um espaço, uma casa, para se constituir o Memorial Coronel Virgílio Machado, abrigando informações sobre toda a família de escritores. Quadros poderiam ser confeccionados com as fotos existentes. As primeiras edições das obras podem ser adquiridas e podem ser alocadas em expositores. O espaço pode contar com salas para cursos e outros eventos. Talvez algum mobiliário da família possa ser adquirido. O espaço pode e deve ser escolhido pelos sabarenses. Faço uma sugestão: utilizar parte da antiga oficina da primeira estação de trem. Refiro-me à parte direita do prédio, onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Saúde. Não entrei no prédio e não sei se atualmente o espaço é utilizado. A localização deste prédio é interessante, pois de lá se tem uma vista da cidade semelhante à que o menino Aníbal Machado tinha da casa do pai.


Projeto 04: Monumento Aníbal Machado
Uma estátua de Aníbal Machado poderia ser colocada em algum lugar da cidade de Sabará. Sempre me lembro da caricatura do Aníbal segurando firme a sua obra João Ternura, que tardou a publicar e  só foi editada postumamente. A imagem pode servir de inspiração. Talvez o escritor segurando o livro ou, claro, outra ideia. A estátua do Aníbal Machado poderia ser semelhante a estátuas recentemente instaladas em diversos lugares do país, como a de Carlos Drummond de Andrade no Rio de Janeiro, a do próprio Drummond conversando com o Pedro Nava em Belo Horizonte, a do Murilo Rubião caminhando também em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, ou, mais recente, a de Manoel de Barros em Campo Grande-MS. Há uma árvore muito bonita próxima ao prédio da atual Secretaria Municipal de Saúde. A árvore evocaria a famosa cena do conto “Viagem aos seios de Duília”. Se este prédio fosse utilizado para abrigar o Memorial Coronel Antônio Virgílio, o Monumento Aníbal Machado poderia ficar perto ou debaixo da árvore frondosa que há ali. O entorno poderia ser alterado e até mesmo uma praça aberta poderia ser construída no local. Seria interessante a estátua ficar próximo ao memorial e poderia ficar virada para a cidade. Ter-se-ia então uma vista correspondente à que Aníbal Machado tinha do casarão de sua infância. No percurso da estátua até o centro histórico passamos pelo Rio das Velhas, que tanto marcou a sua obra. A região poderia ser revitalizada.

Charge de Moura publicada no Correio da Manhã em 22 de outubro de 1955


Projeto 05: Marcos históricos
Placas com fragmentos de textos dos escritores da família Machado poderiam ser espalhadas pela cidade, com o cuidado de não a tornar carregada demais de informações. Nesse sentido valeria a pena realizar um trabalho de diminuição de elementos que há na cidade como as placas comerciais. Áreas de estacionamento merecem estudo e requalificação. Valeria a pena pensar em fechar uma pequena parte da cidade impedindo-se a passagem de qualquer tipo de carro. Claro que tudo precisa ser estudado e avaliado. Por isso, os fragmentos de textos poderiam ficar em lugares discretos e seriam descobertos pelos visitantes em suas caminhadas. Não temos mais o casarão do Cel. Virgílio Machado, mas valeria a pena termos um marco que registrasse que naquele local existiu o casarão e a chácara. Sugiro que os nomes das ruas que cruzam atualmente a antiga Chácara do Fogo Apagou fossem alterados, conservando-se, claro, os nomes que possuem significação para o lugar. Parece-me, por exemplo, que não há em Sabará as ruas Cel. Virgílio Machado e Aníbal Machado. Assim, poderíamos ter ruas com nomes dos escritores desta família nesta região. Isso ajudaria a manter uma identidade para o lugar onde existiu a chácara. Sugestão de nomes: Rua Cel. Virgílio Machado, para a rua mais importante em relação à localização do casarão; Rua Aníbal Machado; Rua Lúcia Machado de Almeida; Rua Paulo Machado, para as outras ruas. O mapa a seguir auxilia na localização da antiga chácara.


Localização do casarão do Coronel Virgílio Machado


10/05/2018






Outras fotos:















2 comentários:

  1. Marcos, pelo visto o evento que aconteceu em Sabará fez com que você adotasse essa cidade. Ao ler o seu texto, pude perceber o seu apreço por todos os envolvidos no evento e a sua enorme vontade de dar mais visibilidade a cidade.
    Em seu texto há importantes ideias que futuramente, se forem concretizadas, Sabará será palco de tantos outros eventos tão significativos como esse "3° ciclo de estudos do escritor Anibal Machado".
    Parabéns!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Felipe Onésimo Cardoso17 de maio de 2018 às 01:17

    Prof. Marcos, estou deveras satisfeito pela leitura que realizei. Não participei do evento, mas ao ler o texto que elaborou senti-me como se estivesse lá. Parabéns, pelo texto. Sucesso em seu excelente profissionalismo..
    Abraço.

    ResponderExcluir