sábado, 12 de julho de 2014

Coreto de Oscar Niemeyer - Caratinga-MG

Fotografia: Wilson Martins


 Acabo de voltar de Caratinga, cidade mineira onde nasci, passei minha primeira infância e onde depois vivi muitos anos. Nos dias que passei lá, fiquei muito surpreso ao ver o coreto hexagonal da principal praça da cidade cercado por tapumes e em obras. Trata-se de um coreto projetado por Oscar Niemeyer a pedido de Ziraldo. O monumento se encontra tombado como patrimônio histórico e cultural do povo desde 2002. Que tipo de obra estariam fazendo no coreto Ronaldinho Calazans? Uma restauração? Infelizmente não. Para usar uma palavra bonita, faz-se nesse momento uma intervenção. Procurando mais informações descobri que, dentre outras coisas, vão revestir o nosso coreto com mármore branco e vão fechar as aberturas com vidro. Disseram-me que a proposta teria surgido por causa de um problema social, digamos. Achei um despropósito, se for verdade, porque não se faz melhoria social fechando um bem público, mas investindo em política social.
Que tipo de obra se faz então? Restauração não é, pois não se busca a preservação e recuperação da concepção ou construção original. Podemos chamar de reforma. Mas um bem tombado ou, ainda que não fosse, uma obra de tal importância, poderia ser alterada como se faz agora? Quero crer que não. Essa viagem que fiz a Caratinga acabou me lembrando de outra viagem, bem anterior, feita em dezembro de 1999. Aproveitava o período de férias (ou era greve?) da UFOP para ir a minha cidade. Naquele dezembro, prestei serviços para o pessoal do Diário do Aço de Caratinga, jornal que atualmente se chama Diário de Caratinga. Como íamos viver a virada do ano de 1999 para o ano 2000 fizeram uma série de reportagens sobre a cidade e resolveram escrever sobre o coreto. Conservei felizmente parte desse jornal. Naqueles dias, circulou na redação a maquete do coreto e eu tive uma grande surpresa ao descobrir que a construção deveria ser totalmente diferente do que é. Na maquete, dá para se observar um afinamento suave em várias partes do coreto, o que atribuiria grande leveza para o monumento. Na falta de uma imagem boa, e na esperança de que a maquete reapareça ou imagens melhores surjam, reproduzo aqui a fotografia que o jornal publicou.
 

fotografia da maquete do coreto – Diário do Aço - Caratinga

Vendo a maquete, que esteve ali, ao alcance de minhas mãos, percebi que quem a conhecesse nunca mais olharia do mesmo jeito para o coreto da praça, construção pesada, sem os contornos e os cuidados que o projeto requeria. Mas ainda assim interessante. A partir daquele dia, passei a defender que qualquer “intervenção” no coreto tentasse recuperá-lo no sentido de aproximá-lo do que deveria ser. Da mesma forma que na edição de um livro procuramos respeitar a última vontade do escritor, intervir naquela construção, para mim, deveria respeitar a vontade de seu criador. Em se tratando de obra de Oscar Niemeyer a questão se amplia e ganha relevo maior. Recuperá-la contribuiria também para o turismo da cidade, que, diga-se de passagem, vem perdendo o Cine Brasil.
Vale a pena reproduzir aqui um fragmento do jornal que citei, no qual se lê um depoimento do senhor Carlos Roberto sobre a concepção do coreto:

Levamos farto material retratando a Praça Cesário Alvim. Niemeyer observou como era utilizado o espaço, notando que havia uma TV no jardim, onde várias pessoas se concentravam ao redor. Por isso ele projetou um subsolo no coreto, onde fez arquibancadas e TV embutida. Lembro-me que ele disse que era melhor, para que as pessoas não ficassem ao relento.
(Diário do Aço – Caratinga – edição de réveillon – 1999-2000)

Como se observa, o coreto foi idealizado para ser um espaço livre, aberto e público. Fechá-lo significa deturpar o seu sentido original. Uma parte dele já havia sido fechada com vidros anteriormente, o que me parece um erro. Continuar a fechá-lo significa, para mim, errar novamente. Ainda que o monumento passe a ter janelas, que o vidro mude de posição e eventualmente possa ser utilizado como coreto, seu sentido primeiro terá sido alterado. Se alguém, com uma viola na mão, não puder utilizá-lo livremente, que sentido terá? Ademais, há formas de preservá-lo e administrá-lo que não requerem vidros e fechaduras. Não gostaria de ver atrás de vidros os profetas de Aleijadinho em Congonhas como não gostaria de ver atrás de vidros a estátua de Drummond no Rio de Janeiro, tantas vezes já vandalizada. Creio que há outros caminhos...
Nunca vi um coreto fechado. Alguns têm portas na parte de baixo e ficam trancadas, é verdade. Mas o nosso não foi planejado para ter portas, não foi planejado para impedir ninguém de adentrá-lo. Ao contrário, foi concebido para ser uma casa de luz acesa e lugar disponível para todos se assentarem e ver televisão. Por que então fechá-lo? De todos que vi, a maioria dos coretos não impede a entrada das pessoas. São abertos, receptivos, livres! Se vão mexer no coreto hexagonal, restaurem-no! Aproximem-no de seu projeto! Revestir com mármore não é, nem nunca foi, restauração! Fechar com vidros é aprisionar um espaço dedicado à liberdade! Da próxima vez que for a Caratinga, quero entrar no coreto, chamar os amigos para conversar, ouvir o grande Manoel Boca tocar seu violão. A lua cheia nascerá por trás da pedra Itaúna e as árvores, ouvindo o meu lamento de liberdade, saberão nos servir uma dose de qualquer bebida. Deitado no coreto, acabarei dormindo no seio de minha terra.
Marcos Teixeira
06.07.2014

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